Biovar-specific and broad-spectrum sources of resistance to bacterial wilt (Ralstonia solanacearum) in Capsicum.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LOPES, C. A.; BOITEUX, L. S.

Resumo: Não existem relatos fazendo referência a fontes de resistência de amplo expectro ou biovar-específica à Ralstonia solanacearum (RS) em germoplasma de Capsicum. Vinte e três acessos descritos como resistentes à RS em diferentes países foram inoculados com isolados brasileiros de RS biovar I e biovar III. Diferenças foram observadas entre acessos e dentro dos isolados de biovar III. Os isolados de biovar III foram mais agressivos que isolados de biovar I, reforçando observações de campo que sugerem que o biovar III é predominante, mais virulento e agressivo em Capsicum. Acessos previamente identificados com extrema resistência a isolados asiáticos exibiram sintomas leves com isolados brasileiros. No entanto, os elevados níveis de resistência observados nos acessos 'MC-4', 'PBC 631', 'PBC 066', 'PBC 1347', 'PBC 473' indicam que estes podem representar valiosas fontes para programas de melhoramento visando o desenvolvimento de linhagens doces e/ou picantes com resistência estável e de amplo espectro à RS.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.