Contaminação por mercúrio em sedimento e moluscos da Bacia do rio Bento Gomes, MT.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VIEIRA, L. M.; ALHO, C. J. R.

Resumo: Os níveis de mercúrio total detectados no sedimento e tecidos moles de moluscos gastrópodos provenientes da bacia hidrográfica do rio Bento Gomes, embora baixos, mostraram indícios de contaminação. De um total de 69 amostras de sedimento analisadas, 26% apresentaram níveis de mercúrio total variando de 0,01 a 0,25 µg.g-1 de mercúrio (peso úmido). Os níveis de mercúrio obtidos em 54 amostras dos moluscos Ampullaria scalaris; A. canaliculata e Marisa planogira evidenciaram que 39% estavam contaminadas com níveis variando de 0,02 a 1,6 µg.g-1 de peso úmido. Estes resultados indicam que o mercúrio utilizado na extração de ouro de aluvião está atingindo o ambiente aquático e contaminado o sedimento e os organismos bentônicos desta área do Pantanal.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.