Quantificação de lesões em carcaças de bovinos abatidos em frigoríficos no Pantanal Sul-Mato-Grossense.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Conforme o programa de qualidade da carne bovina do Estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América, as lesões ocasionaas pelo manejo pré-abate e transporte representam a maior perda da indústria de carne bovina norte-americana. Em auditoria feita em 1995, por este programa de qualidade de Nova Iorque, foi constatado que 80% das carcaças de vacas apresentavam lesões, sendo que a maioria era múltipla. Calcula-se que as perdas anuais naquele país sejam de U$ 75 milhões (NYS Cattle Health Assurance Program Beef Quality Assurance Module, 2005). Na Austrália, os prejuízos estimados por ano são de aproximadamente U$ 20 milhões (New south Wales Department of Primary Industry, 2005). No Brasil existem escassos estudos sobre o assunto. Na maioria dos países produtores de carne bovina os caminhões são as principais formas de transporte dos bovinos para o abate. Apesar de toda a evolução nos métodos de transporte, esse ainda é o evento considerado mais estressante que os bovinos sofem durante a vida. O objetivo deste trabalho foi quantificar as possíveis lesões relacionadas a vacinas, medicamentos e transporte encontrados nos bovinos ao chegarem no frigorífico e nas carcaças no abate e sugerir soluções preventivas de melhorias aos produtos e aos frigoríficos.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.