A domesticação de plantas nativas do Pantanal.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: JORGE, M. H. A.

Resumo: Os interesses do homem em domesticar certos vegetais que fariam parte do seu dia-a-dia, sejam em rituais, sessões de cura, ou até mesmo como parte da sua dieta, estão registrados desde milhares de anos. Estas plantas passaram então por um processo conhecido como seleção, e durante vários anos, foram cultivadas e melhoradas para atender os interesses do homem, no caso de grãos tamanho e número. Atualmente, o homem ainda utiliza a domesticação para muitas espécies que possuem potencial econômico de exploração, seja medicinal, alimentício, verterinário, entre outros. Técnicas mais modernas impulsionaram esse processo de seleção, agilizando assim a condução e obtenção de resultados. Considerando que o Pantanal possui imensa diversidade de plantas que na sua maioria ainda precisam ser melhor estudadas, conservadas e até mesmo em alguns casos preservadas. Muitas desses espécies são de grande importância para o homem, conforme se discute neste trabalho. Assim, neste documento, encontra-se uma discussão de como estas plantas poderiam ser melhor exploradas, adotando-se a metodologia da domesticação e cultivo de espécies vegetais.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.