Diversidade e distribuição espacial de bromeliáceas epifíticas do Altíssimo Rio Tibagi - Paraná - Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BONNET, A.; CURCIO, G. R.; GALVÃO, F.; KOZERA, C.

Resumo: O presente estudo teve como objetivo caracterizar a diversidade e a distribuição espacial das bromeliáceas epifíticas na região do altíssimo rio Tibagi, considerando os fatores geomorfológicos, pedológicos, climáticos e vegetacionais. A avaliação fitossociológica das bromeliáceas foi realizada mediante instalação de parcelas em número variável nas três áreas de estudo. O levantamento florístico foi complementado por observações nas áreas adjacentes às parcelas, respeitando a compartimentação geomorfológica, pedológica e vegetacional. Foram registradas onze espécies de bromeliáceas no total, tendo sido sete delas observadas na área da cabeceira do rio Tibagi, oito no cânion e nove na floresta da foz do rio Bugio. A riqueza foi relacionada, principalmente, com as condições macro e microclimáticas. A umidade fornecida pelas nuvens e chuvas formadas na cuesta do segundo planalto, assim como, em microescala, a umidade atmosférica gerada pelas cachoeiras existentes no cânion e originada da evaporação da água dos Organossolos, é o fator climático fundamental na definição dos padrões encontrados. Considerando a distribuição horizontal das espécies, a diminuição de bromeliáceas da porção mais próxima ao canal para a mais distante está atrelada ao gradiente microclimático, formado pela redução em umidade relativa associada à diminuição em luminosidade.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Palavras-chave: Bromeliaceae, Rio Tibagi

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.