Efeito da quebra de dormência e utilização de inoculante sobre a taxa de emergência e desenvolvimento de mudas de leucena (Leucaena leucocephala (LAM.) de WIT).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da quebra de dormência associada ou não à inoculação sobre a taxa de emergência e altura de plantas de leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit). O experimento foi conduzido no Assentamento da Reforma Agrária Boa Vista, no município de Quixadá-CE em sistema de pesquisa participativa. Foram avaliados os seguintes tratamentos: quebra de dormência sem inoculação; quebra de dormência e inoculação; sem quebra de dormência e sem inoculação. Foram constituídos três blocos de sacos de mudas, um para cada tratamento, com dimensões de 30 x 15 cm com 600 unidades cada, nos quais foram plantadas três sementes de leucena. A quebra de dormência foi feita através da imersão das sementes em água quente, enquanto que a inoculação utilizou rizóbios específicos produzidos pela Embrapa Agrobiologia. Após 40 dias do plantio foram avaliadas a taxa de emergência e a altura das plantas. Houve efeito significativo dos tratamentos sobre a taxa de emergência das plantas (P<0,01) e altura das plantas (P<0,05). O tratamento com quebra de dormência e inoculação resultou maior taxa de emergência e em plantas com altura superior àquelas submetidas somente à quebra de dormência e às que não foram submetidas à quebra de dormência e à inoculação. A quebra de dormência associada à inoculação de sementes de leucena com rizóbios específicos deve ser feita antes do plantio.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.