Efeito do ácido abscísico e de fatores físicos na regeneração de explantes de mangabeira após conservação in vitro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, M. da C.; LEDO, A. da S.; SILVA JUNIOR, J. F. da; LEDO, C. A. da S.; GOMES, K. K. P.

Resumo: Existem poucos trabalhos publicados sobre conservação in vitro e a recuperação do crescimento de culturas de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) mantidas sob crescimento lento. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de segmentos nodais de mangabeira conservadas in vitro na fase de recuperação do crescimento. Segmentos nodais com brotações adventícias de mangabeira conservadas in vitro por 120 dias, em meio de cultura MS com 0,5 mg.L-1 de ABA foram transferidos para meio de recuperação de crescimento. Os explantes foram inoculados em frascos tipo “maionese” (capacidade máxima 250 mL) com tampa plástica contendo 30 mL de meio de cultura MS, suplementado com 1 mg.L-1 de AIA e 1 mg.L-1 de BAP, contendo 30 g.L-1 de sacarose, gelificado com 3 g.L-1 de Phytagel® (meio de recuperação do crescimento) . O delineamento experimental considerou os fatores aplicados na etapa de conservação in vitro e foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 2 (dois tipos de recipiente x dois tipos de vedação) totalizando quatro tratamentos com 12 repetições. Houve efeito significativo do tempo de cultivo in vitro para a viabilidade de explantes na fase de recuperação do crescimento na presença de ABA. Observou-se que aos 60 dias os explantes apresentaram uma redução da viabilidade (4,06) com maior secamento das brotações e morte de folhas. Observou-se uma redução significativa na viabilidade dos explantes mantidos em frasco tipo maionese (4,75) vedados com alumínio aos 60 dias. Explantes mantidos em tubos de ensaio com vedação plástica aos 60 dias de cultivo apresentaram menor viabilidade (3,92) quando comparada com 30 dias de cultivo (3,00). Estes resultados reforçam que o primeiro subcultivo deverá ser realizado aos 30 dias após a transferência para meio de recuperação do crescimento. Segmentos nodais mantidos na presença de 0,5 mg.L-1 de ABA na fase de conservação apresentam maior viabilidade na fase de recuperação aos 30 dias de cultivo.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.