Avaliação de resistência em variedades de arroz (Oryza sativa L.) ao ataque do Sitophilus oryzae Linnaeus, 1763 (Coleoptera: Curculionidae).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA, J. R.; BARRIGOSSI, J. A. F.; BOIÇA JÚNIOR, A. L.; GONÇALVES, K. K. M.; TORRES, E. R. S.; MONDEGO, J. M.

Resumo: A resistência de variedades de arroz ao ataque do Sitophilus oryzae, Linnaeus, 1763 (Coleoptera: Curculionidae) foi avaliada em experimento conduzido em laboratório na Universidade Estadual do Maranhão, em delineamento experimental inteiramente casualizado com 19 tratamentos em seis repetições. As variedades utilizadas nesta pesquisa foram provenientes de experimento conduzido em campo no município de Miranda do Norte, MA entre os meses de janeiro a maio de 2006. Foram avaliados o total de insetos emergidos aos 35 e 60 dias após a colheita e aos 35 dias foi determinado o percentual de grãos com defeitos na casca. Os resultados evidenciaram que as variedades Agulha e Nenenzinho foram, respectivamente, nos dois períodos de armazenamento (35 e 60 dias após a colheita) as mais resistentes ao ataque de S. oryzae enquanto a variedade Branco Tardão foi a mais suscetível nos dois períodos de armazenamento.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.