Cultivo orgânico de rúcula em plantio direto sob diferentes tipos de coberturas e doses de composto.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOLINO, A. J. da S.; FERREIRA, R. de O.; FERREIRA, R. L. F.; ARAÚJO NETO, S. E. de; NEGREIROS, J. R. da S.

Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência de diferentes tipos de coberturas de solo e doses de composto orgânico na cultura da rúcula. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com parcelas subdivididas e quatro repetições. As parcelas corresponderam aos tipos de coberturas do solo (Cobertura viva de amendoim forrageiro (Arachis pintoi), cobertura viva com plantas espontâneas, palhada de plantas espontâneas (Cobertura morta) e solo sem cobertura (Sistema convencional). As subparcelas foram representadas pelas doses de composto orgânico (10, 20 e 30 t ha-1 em base seca). As variáveis analisadas foram: produtividade, massa fresca comercial e massa seca da parte aérea. A dose de 30 t ha-1 proporcionou os maiores valores de produtividade e massa fresca comercial para o sistema convencional e cobertura morta. A dose 20,49 t ha-1 elevou a produtividade e massa fresca comercial para cobertura A. pintoi. A dose 20,85 t ha-1 apresentou maior incremento na produtividade e massa fresca comercial para a cobertura viva de plantas espontâneas. O sistema convencional e cobertura morta apresentaram valores superiores de produtividade para todas as doses estudadas. A dose de 23,1 t ha-1 promoveu o maior valor de massa seca da parte aérea. O sistema convencional e cobertura morta contribuíram com o maior valor de matéria seca da parte aérea.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.