Evolução e conversão de áreas de cana-de-açúcar na bacia do Pantanal.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MANABE, V. D.; SILVA, J. dos S. V. da

Resumo: A política de incentivo à produção de biocombustíveis vem nos últimos anos, construindo um novo cenário de investimentos no setor sucroalcooleiro, tendo maior foco na região Centro-Sul. Por se apresentar como uma área importante para conservação, a bacia do alto Paraguai, por conter o Pantanal, não foi incluída no Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar de 2009. O presente trabalho tem por objetivo analisar a evolução da área cultivada com cana-de-açúcar nessa bacia, nos anos de 2005 a 2009, e quais fisionomias foram convertidas. Para tal estudo, foram cruzados dados de localização das áreas de cultivo com dados de cobertura vegetal e uso da Terra do ano de 2002. Com o trabalho das informações foi possível notar que não há ocorrência de cana-de-açúcar dentro do Pantanal, mas somente em sua borda, concentrando-se ao norte da bacia, no estado de Mato Grosso. A taxa de crescimento de área plantada na bacia foi de 6,55 % ao ano durante o período de estudo, bem menor da ocorrida nos Estados, porém a cana ocupa menos que 1% da bacia. Dessa expansão verificada, 91,28% ocorreu em áreas anteriormente desmatadas, sendo em sua maioria áreas de agricultura ou pecuária. Desta maneira, apesar da presença da cana-de-açúcar em uma área fora daquela indicada pelo Zoneamento Agroecológico, a mesma não avança sobre áreas nativas, ou de vegetação permanente.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.