Benzocaína sobre respostas ao estresse do matrinxã submetido ao transporte em sacos plásticos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: INOUE, L. A. K. A.; HACKBARTH, A.; MORAES, G.

Resumo: O transporte é uma prática de manejo necessária em todas as estações de piscicultura. Entretanto, tal evento é um estímulo adverso e agudo, que interrompe o equilíbrio dos animais com o ambiente, de forma a promover o estresse. Alguns peixes de importância comercial, como o matrinxã (Brycon amazonicus), apresentam movimentação excessiva durante o manejo em geral, o que pode ocasionar consequências indesejáveis como perda de muco, de escamas, ferimentos e mortalidade. No presente trabalho, foi testado o anestésico benzocaína adicionado à água de transporte, como forma de reduzir estresse. Foram testadas duas concentrações de benzocaína, 10 e 15mg/L. Os resultados não mostraram efeitos de diminuição de estresse, apesar de a utilização da benzocaína ter reduzido a movimentação dos animais durante o transporte. As concentrações testadas podem ter aumentado o estresse por sofrimento respiratório, entretanto, o equilíbrio hidroeletrolítico não foi alterado, com sugestão de ação do anestésico sobre a liberação de catecolaminas.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.