Superação da dormência de gemas de videira em resposta a variações térmicas no período hibernal.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ANZANELLO, R.; FIALHO, F. B.; SANTOS, H. P. dos; TONIETTO, J.; MARODIN, G. A. B.; BERGAMASCHI, H.

Resumo: Em regiões subtropicais e temperadas, como no Sul do Brasil, os frios do outono acionam a endodormência em videiras, sendo, portanto, necessária a ocorrência regular de frio para superá-la. Com isso, as flutuações de temperatura durante o inverno podem ser consideradas como os principais problemas para a superação da dormência de gemas em regiões subtropicais. Erez et al. (1979) relataram o efeito adverso das altas temperaturas cíclicas sobre a endodormência em pessegueiro. Segundo estes autores, temperaturas elevadas alternadas com períodos de frio podem causar consideráveis atrasos e irregularidades na brotação, pelo fato destas temperaturas altas reverterem o efeito do frio acumulado (Richardson et al., 1974).

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.