Nível crítico de nitrogênio, fósforo e potássio na folha completa de videira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BRUNETTO, G.; TRENTIN, G.; CERETTA, C. A.; KAMINSKI, J.; MIOTTO, A.; GIROTTO, E.; LOURENZI, C. R.; LORENSINI, F.; MOSER, G. R. Z.; MELO, G. W. B. de

Resumo: A necessidade e a dose de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) para as culturas podem ser estabelecidas com base no nível crítico do nutriente em um órgão da planta, como a folha completa. Nessa, o nível crítico pode ser obtido pelo ajuste matemático entre o rendimento relativo da cultura e o teor total do nutriente no tecido e, caso exista, a partir dele a resposta da planta a adição do nutriente é baixa ou praticamente nula. No Estado do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), a necessidade e a dose de nutrientes para a maioria das espécies frutíferas em produção, entre elas a videira é definida com base em faixas de interpretação do teor total do nutriente na folha completa (CQFS-RS/SC, 2004). Porém, para a videira, não são relatados os níveis críticos de N, P e K na folha completa por causa, possivelmente, da inexistência ou escassez de trabalhos. O objetivo do presente trabalho foi estabelecer o nível crítico dos teores totais de N, P e K na folha completa de videiras viníferas.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.