Labilidade do carbono orgânico em latossolo amarelo sob sistema integração lavoura-pecuária no Cerrado do Sudoeste Piauiense.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CAMPOS, L. P.; IWATA, B. de F.; BRASIL, E. L.; COSTA, C. do N.; LEITE, L. F. C.; MACIEL, G. A.; ABREU, J. A. L. de

Resumo: A estabilidade dos compartimentos de C no solo é influenciada pelas práticas de uso e manejo. O presente estudo teve por objetivo avalia as alterações na quantidade de carbono nas fraçõe lábil (CL) e não lábil (CNL), assim como estimar o Índice de Manejo de Carbono (IMC) em Latossolo Amarelo sob sistema integração lavoura-pecuária no cerrado do Sudoeste piauiense. Foram estudado cinco sistemas: Cerrado nativo sem histórico de interferência humana em uso agrícola (CN); plantio convencional com uso de grade pesada intermediária e niveladora, com três anos (PC3) plantio direto com três e cinco anos (PD3 e PD5 respectivamente) e sistema integração lavoura pecuária, com dois anos (SILP). As amostras do solo foram coletadas em quatro profundidades (0-5, 5-10 10-20 e 20-40 cm), durante a fase de desenvolvimento vegetativo da cultura da soja. Com base na determinação do carbono orgânico tota (COT) e no CL foram determinados os seguinte índices: Índice de Compartimento de Carbono (ICC), Labilidade de Carbono (L) e Índice de Labilidade (IL) usados para estimar IMC. O sistema PD5 demonstrou maior estabilidade tanto para o CL como para o CNL. O IMC para o PD adotado do cerrado do Piauí, associado ou não ao sistema integração lavoura-pecuária apresentou valores superiores (p<0,05) ao sistema de referência, exceto na camada superficial, com maior destaque para o CN.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.