Avaliação econômica de sistemas extensivos de cria no Pantanal utilizando a teoria dos conjuntos Fuzzy ? processo de validação.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, H. P. de; ABREU, U. G. P. de; SANTOS, S. A.; MASSRUHA, S. M. F. S.

Resumo: A sustentabilidade dos biomas é alicerçada no tripé ambiental, social e econômico. Para a manutenção do equilíbrio destes três aspectos no Pantanal é importante estabelecer política diferenciada, que auxilie aos produtores a manterem o Pantanal produtivo e conservado. A definição de indicadores de sustentabilidade de sistema de produção pecuário exige a utilização de metodologia de síntese, que permita avaliar as variáveis econômicas e sociais e suas interações. Foi utilizada metodologia dos conjuntos Fuzzy (CF) para construir indicadores econômicos e validá-los para comporem o Índice da Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS). As variáveis utilizadas no desenvolvimento do modelo foram, em base anual, as relações de custo/receita bruta (C_C), lucro/receita bruta (L_C) e o valor anual médio do bezerro (Pr), sendo então definidas 52 regras para a realização das inferências. Foram estimados três series de resultados arranjados de maneira fatorial e os resultados discutidos com produtores para os ajustes, que foram realizados. Para comparação dos dois índices econômicos (antes e depois dos ajustes) os resultados foram submetidos as analises de correlações de Pearson e Spearman com valores estimados de 0,77 e 0,96, respectivamente, sendo as duas estimativas significativas (p<0.01). Os resultados indicam que os ajustes necessários para validação das regras estavam relativamente próximos ao observado pelos produtores. A metodologia de simulação de cenários e posterior discussão com produtores tornou possível validar as regras e os processos de fuzzificação e de defuzzificação utilizados no desenvolvimento dos aspectos econômicos do FPS.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.