Contaminação por agrotóxicos nas águas da bacia do Alto Paraguai.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CALHEIROS, D. F.; FERRACINI, V. L.; QUEIROZ, S. C. do N. de

Resumo: A bacia do Alto Paraguai, que contempla o Pantanal Mato-Grossense, tem a atividade agropecuária no planalto como uma das principais fontes de impactos ambientais para a planície. A contaminação por agrotóxicos utilizados nas extensas monoculturas de soja, cana-de-açúcar, algodão e milho é uma das mais importantes. Com o objetivo de avaliar a contaminação nas águas dos principais rios formadores do Pantanal, foram amostrados 24 pontos na área de transição planalto-planície durante as primeiras chuvas (novembro/2007) e analisados nove princípios ativos (simazina, metribuzim, atrazina, tebutiuron, diuron, clomazona, hexazinona, sulfentrazona e propanil). A maioria das 216 análises realizadas apresentou concentrações (em µg L-¹ amostra) abaixo do limite de detecção do equipamento e do método. O único composto detectado em quatro pontos amostrais, com influência de culturas de soja e sorgo, foi o herbicida atrazina, variando de 0,0064 a 0,0477 µg L-¹.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.