Formas tradicionais de cooperação entre os agricultores familiares de Nossa Senhora da Glória/SE.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AZEVEDO, J. F. de; MOTA, D. M. da; FRANCO, J. T.

Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir as formas de cooperação agrícolas e não-agrícolas praticadas pelos agricultores familiares de Nossa Senhora da Glória, principalmente até o final da década de 1970, buscando entender porque as tradicionais formas de cooperação, denominadas pelos agricultores de: Batalhão, Pisada, Taipa de Casa, Ferra e Pega de Boi, foram praticamente extintas e como se dá atualmente as relações entre os agricultores familiares estabelecidos no município. A metodologia utilizada no estudo foi a pesquisa de campo com 118 agricultores familiares associados e não-associados a entidades formais em 57 povoados do município. Observa-se que as formas tradicionais de cooperação desaparecem à medida que o Estado passa exigir a organização dos agricultores por meio de Associações de Desenvolvimento Comunitário, como condição para a implantação de políticas públicas, voltadas ao desenvolvimento de comunidades rurais; assim como, que às mudanças na paisagem dos agroecossistemas do município contribuiu para o enfraquecimento de formas tradicionais de cooperação.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.