Estratégias para reduzir a mortalidade embrionária em bovinos: II. Protocolo para reduzir a mortalidade embrionária em vacas de leite e em receptoras de embrião.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MACHADO, R.; BERGAMASCHI, M. A. C. M.; SILVA, J. C. B. da; BENELLI, M.

Resumo: A mortalidade embrionária precoce é a maior causa de perdas reprodutivas em bovinos e ela relaciona-se, principalmente com os distúrbios do reconhecimento materno da prenhez originados em disfunções do corpo lúteo ovariano. Recentemente, foi desenvolvido na Embrapa Pecuária Sudeste, um protocolo hormonal que melhora a função luteínica e permite aumentar a oportunidade para um reconhecimento materno da prenhez bem sucedido. O protocolo baseia-se na administração de hormônios reprodutivos (GnRH e hCG) em ocasiões estratégicas após a ovulação. Foram realizados dois experimentos, um com vacas leiteiras e outro com receptoras de embrião, para testar e validar o uso desse protocolo. Após a aplicação do tratamento houve aumento nas taxas de prenhez. Os resultados detalhados do uso dessa prática estão descritos no presente Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. O protocolo testado traduz-se numa prática pecuária de controle das funções ovariana e uterina que otimiza a eficiência reprodutiva de vacas leiteiras e de receptoras de embrião.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.