Avaliação do impacto potencial das mudanças climáticas sobre a severidade do cancro cítrico no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NOGUEIRA, S. M. C.; HAMADA, E.; GHINI, R.; BASSANEZI, R. B.; BELASQUE JR. J.

Resumo: O cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, constitui-se em uma das mais graves doenças da citricultura brasileira na atualidade. O presente estudo teve por objetivo avaliar o impacto potencial das mudanças climáticas sobre a severidade do cancro cítrico no Brasil. Foram utilizadas informações de temperatura média e duração de período de molhamento foliar dos períodos de referência (1961-1990) e do futuro (2020, 2050 e 2080) para o Brasil. Um banco de dados geográfico em Sistema de Informações Geográficas SIG - Idrisi 32 foi desenvolvido com essas informações. Foi utilizado o modelo de severidade (índice de favorabilidade) do cancro cítrico de Dalla Pria et al. (2006) e fator de restrição, onde localidades com período de molhamento menor ou igual a 2 h/dia são desfavoráveis à doença, e obtidos mapas de distribuição espacial do cancro cítrico. Prevê-se, em geral, no futuro, um aumento gradativo na severidade da doença no Brasil, embora algumas regiões desfavoráveis também aumentem.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.