A influência das barragens subterrâneas na sustentabilidade social em assentamentos da Paraíba - uma abordagem participativa.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FERREIRA, G. B.; SILVA, M. S. L. da; COSTA, M. B. B. da; MOREIRA, M. M.; GAVA, C. A. T.; ALVES, C. de A.; MENDONÇA, C. E. S.; CHAVES, V. C.

Resumo: As barragens subterrâneas influenciam a sustentabilidade dos agroecossistemas do semiárido ao mesmo tempo em que cumpre um papel importante na democratização do acesso a água no semiárido nordestino, influenciando também, na dinâmica social destas comunidades. Os Assentamentos têm uma dinâmica própria, mas com histórias de vida parecidas, lutam pela terra para trabalhar e manter a reprodução da família. A diferença dos agricultores do semiárido, é que a sobrevivência em suas áreas é bem mais complexa devido às características edafoclimáticas da região. Desta forma, este estudo tem por objetivo avaliar a influência da barragem subterrânea na sustentabilidade social de duas propriedades de agricultura familiar em assentamentos rurais no semiárido paraibano. Para isso, foram usadas metodologias qualitativas baseadas no Diagnóstico Rural Participativo ? DRP, utilizando ferramentas como calendários, mapas e caminhadas. Duas famílias participaram do estudo, uma com dez anos de assentamento e a outra com dois anos, ambas com dois anos de implantação da barragem subterrânea. Além da influência da tecnologia na parte social, observou se impactos ambientais e econômicos também nas propriedades. Os agricultores ressaltaram também que dentro do movimento de luta pela terra do qual participam ou participaram, sempre ouve um incentivo a trabalhar sistemas de produção de base ecológica, e que foram estimulados também pelas organizações governamentais e não governamentais, quando a tecnologia foi implantada. As barragens subterrâneas influenciaram no redesenho dos agroecossistemas estudados, criando ambientes mais complexos, diversos e dinâmicos, promovendo consequentemente mudanças sociais, sejam na participação em feiras, cursos, intercâmbios, seja na qualidade de vida, saúde, nutrição, na perspectiva da família se manter na terra, e na própria organização, distribuição de atividades e tomadas de decisão dentro da propriedade.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.