Caracterização física do solo sob pastagem em diferentes níveis de degradação no município de Guararapes, SP.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.; TORRESAN, F. E.; VALLADARES, G. S.

Resumo: A estrutura física do solo é um dos principais indicativos relacionados à degradação das pastagens. Este trabalho teve o objetivo de avaliar os níveis de degradação de pastagens com as condições físicas do solo em pastagens de Brachiaria localizadas no município de Guararapes, SP, a extremo oeste do Estado de São Paulo. Os atributos físicos do solo (densidade, porosidade, textura e resistência a penetração foram avaliados nos níveis de degradação de pastagem: N1 (não degradado), N2 (degradação baixa), N3 (degradação média) e N4 (degradado). Houve aumento da densidade do solo e diminuição da porosidade total e microporosidade, no nível 1 (não degradado) em relação ao nível 4 (degradado). A camada compactada foi detectada de 20-30 cm. Portanto, os atributos físicos avaliados foram indicativos de degradação das pastagens classificadas quanto aos quatro níveis de degradação.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.