Estudo do conteúdo de compostos cianogênicos em híbridos de mandioca da Família 2007.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVEIRA, S. M. da; OLIVEIRA, L. A. de; JESUS, J. L. de; AMORIM, T. da S.; SANTANA, F. A.; SANTOS, V. da S.

Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma importante cultura em muitos países tropicais por representar a principal fonte de carboidrato para milhões de pessoas, propiciando a oportunidade de se preparar vários tipos de alimentos. Uma característica limitante para o consumo das raízes de mandioca é o teor de glicosídeos cianogênicos. Na mandioca, os glicosídeos cianogênicos são sintetizados nas folhas e armazenados nas raízes, parte da planta mais utilizada. Contudo, ela é uma das plantas cujo conteúdo de cianeto pode causar problemas de toxicidade. Variedades de mandioca com conteúdo de compostos cianogênicos menor do que 100 ppm (µg de HCN g-1 de mandioca fresca) são indicadas aos agricultores como mandioca de mesa. Este trabalho teve como objetivo avaliar o teor de compostos cianogênicos de híbridos de mandioca amarelos da Família 2007 gerados pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF).

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.