Viabilidade de grãos de pólen e crescimento in vitro do tubo polínico em bananeiras tetraplóides.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOARES, T. L.; SANTOS-SEREJO, J. A.; COSTA, M. A. P. de C.; SOUZA, E. H. de; SOUZA, A. da S.; LINS, L. R. C.; SILVA, S. de O. e.

Resumo: Os diplóides silvestres e melhorados de bananeira produzem grãos de pólen em abundância e com alta viabilidade, enquanto as variedades cultivadas apresentam baixa produção de pólen e também problemas de viabilidade (FORTESCUE & TURNER, 2004). Assim, um melhor conhecimento sobre a viabilidade dos grãos de pólen nos híbridos tetraplóides de bananeira é importante para a identificação de genitores masculinos com alto potencial de fertilidade para serem utilizados nos programas de hibridação, de modo a aumentar o leque de possíveis cruzamentos que apresentam alguma incompatibilidade sexual, visando à obtenção de novas cultivares. Apesar da existência de trabalhos que trata da germinação in vitro do pólen de bananeiras, especialmente de espécies diplóides, até o momento existem poucas informações a respeito da viabilidade e germinação in vitro de grãos de pólen de bananeiras destinadas ao comércio, a exemplo das cultivares tetraplóides.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.