Marcadores moleculares como ferramenta para estruturação da diversidade genética em genótipos de maracujazeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: COSTA, J. L.; OLIVEIRA, E. J. de; JESUS, O. N. de; OLIVEIRA, L. S.; OLIVEIRA, G. A. F.; NEVES, C. G.

Resumo: A família Passifloraceae é composta por 630 espécies, dentre as quais a espécie Passiflora edulis Sims que tem grande importância comercial. Entretanto, há poucos estudos referentes à caracterização molecular na cultura do maracujazeiro com a finalidade de manejar e conservar os recursos genéticos. Os marcadores moleculares do tipo ISSR (Inter Simple Sequence Repeats) são ferramentas importantes na estruturação da diversidade gênica, uma vez que, esta metodologia permite explorar o polimorfismo presentes entre duas regiões repetidas de microssatélites e orientadas em direções opostas. Além disso, esta técnica também pode ser utilizada em estudos de fingerprinting, seleção assistida, filogenia e mapeamento genético. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo determinar a variabilidade genética presente em acessos do banco de germoplasma e em acessos melhorados do programa de melhoramento genético do maracujazeiro da Embrapa Mandioca e Fruticultura, com o uso de marcadores ISSR.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.