Amadurecimento e aceitação sensorial de abacate tratado com solução aquosa de 1-MCP.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, M. E. C.; SARGENT, S. A.; MORETTI, C. L.; SIMS, C. A.; HUBER, D. J.

Resumo: O abacate (Persea americana Mill.) é um fruto rico em óleo e compostos benéficos à saúde (Ding et al., 2007). O fitormônio etileno (C2H4) é essencial para o amadurecimento deste fruto climatérico (Zauberman et al., 1988) e controlar sua ação é fundamental para estender a vida útil pós-colheita deste fruto. O 1-metilciclopropeno, composto inibidor da ação do etileno, tem sido largamente usado em pesquisa e comercialização pós-colheita de produtos hortícolas (Huber, 2008; Watkins, 2008). Para o abacate, o 1-MCP gasoso foi efetivo em concentrações de 30 nL L-1 a 500 nL L-1 em tratamentos de 24 h a 20 °C (Feng et al., 2000; Kluge et al., 2002; Adkins et al., 2005). Este composto mostrou-se também efetivo em solução aquosa como tratamento pós-colheita de tomates e abacates ?Hass? (Choi et al., 2008) e 'Simmonds' (Pereira et al., 2010), com a vantagem de não necessitar de locais fechados para sua aplicação e de reduzir o tempo de aplicação em relação à formulação gasosa. No entanto, o 1-MCP pode afetar a aceitação sensorial do produto tratado (Marin et al., 2009). O objetivo deste trabalho foi avaliar parâmetros de amadurecimento e aceitação sensorial do abacate Beta tratado com solução aquosa de 1-MCP.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.