Metodologia para a detecção precoce da resistência ao mal-do-Panamá (Fusarium oxysporum F sp cubense) em bananeira (Musa spp.).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VELAME, D. C.; SILVA, S. de O. e; RIBEIRO, L. R.; GUIMARÃES, Â. L.; DITA, M. A.

Resumo: O mal-do-Panamá é uma doença de grande importância para a cultura da bananeira em todo o mundo. Causada por Fusarium oxysporum f. sp. cubense (FOC) a doença pode causar levadas perdas na produção. O principal método de controle é o uso de cultivares resistentes, pois outras medidas como o controle químico e cultural não funcionam. Todavia, o melhoramento genético da bananeira é complexo e demorado e a seleção de genótipos resistentes ao mal-do-Panamá é realizada em campo. Este processo gasta em média três anos para gerar resultados e requer uma grande área experimental, mão-de-obra e insumos. Desenvolver uma metodologia rápida e confiável capaz de detectar genótipos resistentes em fases anteriores ao campo seria de grande relevância para o programa de melhoramento e consequentemente para o controle da doença. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia que permita detectar ainda em fase de casa de vegetação genótipos de bananeira resistentes ao mal-do-Panamá.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.