Qualidade de frutos de novos híbridos de linhagens de mamoeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LUCENA, R. S.; OLIVEIRA, E. J. de; LIMA, D. S. de; DANTAS, J. L. L.

Resumo: A pesquisa com a cultura do mamoeiro (Carica papaya L.) é fundamental para o Brasil, pois o país se caracteriza como o principal produtor mundial da fruta. Dentre os híbridos comerciais, o mais cultivado no Brasil é o Tainung nº1 que é importado de Kaohsiung (Taiwan). O alto custo da semente tem incentivado os produtores brasileiros a utilizarem das próprias sementes dos híbridos F1 nas gerações F2, F3, F4 etc., o que tem levado à perda das características do híbrido original, produzindo frutos com qualidade inferior e totalmente fora do padrão comercial. Diante desta situação, o desenvolvimento local de novas variedades e híbridos mais produtivos e resistentes a pragas e doenças pode contribuir para o aumento da variabilidade genética da cultura, redução de custos de produção, segurança alimentar, qualidade mercadológica, preservação do ambiente e sustentabilidade do agronegócio, de forma a permitir a manutenção e expansão do seu cultivo. Portanto, o principal objetivo deste projeto é promover a avaliação da qualidade de frutos de novos híbridos de mamoeiro desenvolvidos pela Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.