Características bioquímicas e microbiológicas utilizadas como indicador da qualidade do solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELO, S. L. de; RIBEIRO, C. R.; BARBOSA, A. P. de S.; PINHEIRO, L. R. B.; TRINDADE, A. V.

Resumo: Os Tabuleiros Costeiros são caracterizados por apresentarem baixa fertilidade natural, baixa capacidade de retenção de nutrientes e acentuada fragilidade da camada arável ante o evolvimento. A baixa permeabilidade das camadas coesas implica diretamente no desenvolvimento das plantas, pois impedem que as raízes se aprofundem no solo, dificultando o suprimento de água e nutrientes. A alternativa mais utilizada para a correção desse problema é a subsolagem, que tem o objetivo de minimizar a expressão das camadas coesas. Em diversas situações, a degradação dos solos é diagnosticada em grau mais avançados, ocasionado pela falta de ferramentas para realizar o monitoramento de qualidade, dificultando a recuperação do solo. Por isso é necessário que haja a seleção de indicadores capazes de detectar a degradação do solo em seus estágios iniciais, assim como o desenvolvimento de métodos quantitativos de avaliação da qualidade do solo, tornam-se primordiais para monitorar a sustentabilidade de uso e manejo do solo.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.