Diversidade genética do Cassava vein mosaic virus-CSVMV presente no germoplasma de mandioca do semiárido.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) uma das principais fontes de energia na dieta dos países tropicais. Propagada de maneira vegetativa, utilizando-se pequenos segmentos do caule, chamado de manivas, tem a vantagem de não gerar custos ao produtor, em contrapartida, facilita a disseminação ou a introdução de viroses em áreas de plantio. A utilização de manivas infectadas irá gerar plantas diminui com menor o desempenho a cada ciclo. Na cultura da mandioca, os vírus de maior importância no Brasil são do mosaico das nervuras- Cassava vein mosaic virus, CsVMV);o vírus do mosaico comum Cassava common mosaic virus CsCMV. Na região semiárida do Brasil há a prevalência do CSVMV, frequentemente alcançando incidência elevada e áreas de plantio, inclusive entre os acessos Banco Ativo de Germoplasma - BAG da Embrapa Semiárido. O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de diversidade genética dos isolados de CsVMV identificados nos acessos contaminados do BAG da Embrapa Semiárido.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.