Ocratoxina A em vinhos e sucos de uva elaborados no Vale do São Francisco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PRADO, G.; TERRA, M.; BATISTA, L. R.; LIMA, L. C. de O.; PEREIRA, G. E.

Resumo: Ocratoxina A (OTA) é a principal micotoxina encontrada em uvas, vinhos e sucos de uva e é considerada um dos contaminantes mais nocivos à saúde humana. Neste estudo, amostras de vinhos de diferentes variedades de uvas cultivadas no Vale do São Francisco(Brasil)foram analisadas para avaliar o teor de OTA por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. De 37 amostras analisadas, apenas uma amostra apresentou OTA superiorao Limite de Tolerância Máxima permitida pela legislação em vigor no Brasil (2?gL-1). Os resultados deste estudo indicou um baixo risco de exposição a OTA pelo consumo de vinhos daquela região do Nordeste do Brasil.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.