Desenvolvimento de metodologia para avaliação da mancha branca do milho.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Uma escala diagramática para quantificar a severidade da mancha branca do milho foi elaborada e validada. Para elaboração da escala consideraram-se os limites de severidade mínima e máxima da doença observados no campo. A escala conta com nove classes: 0,1; 1; 2; 4; 8; 16; 24; 32; 64%. Para a validação da escala, realizou-se a determinação da severidade da mancha branca por 10 avaliadores sem experiência na avaliação da doença. Em seguida, os mesmos avaliadores utilizaram a escala proposta. Constatou-se satisfatória acurácia e precisão das estimativas efetuadas com o auxílio da escala. Para a determinação das melhores folhas para a avaliação da severidade da doença, foram realizadas análises de correlação e regressão com 25 plantas. Os resultados nos permite concluir que a severidade das plantas de milho com a mancha branca se correlaciona significativamente com a severidade média conjunta da doença nas folhas da espiga e a imediatamente inferior. A escala proporcionou bons níveis de acurácia e precisão (R2 médio de 94%), com erros concentrando-se na faixa de 10%. Os avaliadores apresentaram elevada reprodutibilidade (R2 > 90% em 82% dos casos) das estimativas de severidade. A escala diagramática proposta foi considerada adequada para estimar a severidade da mancha branca.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.