Valoração ambiental da perda de solo na cultura da cana-de-açúcar sob colheita queimada e mecanizada no município de Araras, SP.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TOSTO, S. G.; PAIVA SOBRINHO, R.; ANDRADE, D. C.

Resumo: Este trabalho foi realizado no Município de Araras, SP e teve como objetivo valorar monetariamente as perdas de solos em termos de nutrientes perdidos considerando dois manejos de cultivo na cana-de-açúcar (corte com queimada e corte mecanizado). Utilizou-se a USLE - Equation Universal Soil Loss e o Método do Custo de Reposição. Os resultados mostram que a taxa de erosão da cana-de-açúcar queimada é 3,8 vezes superior ao da cana-de-açúcar mecanizada e o custo para a reposição de nutrientes perdidos foi de R$19,47 para a cana-de-açúcar mecanizada e de R$73,35 para a cana-de-açúcar queimada. Verifica-se então, uma contribuição ambiental muito forte da cana-de-açúcar mecanizada em termos de conservação dos solos.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.