Avaliação dos parâmetros espermáticos de ovinos da raça Morada Nova.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: A avaliação da qualidade espermática está ligada a necessidade de predizer a fertilidade dos reprodutores para servirem nos rebanhos ou para serem utilizados em programas de reprodução programada, sendo o plasma seminal estudado devido a sua importância na viabilidade espermática, principalmente em relação às proteínas,que se encontram em maior concentração do que outros componentes e, participarem ativamente do processo de fecundação. Objetivou-se com este trabalho correlacionar os parâmetros espermáticos dos ovinos da raça Morada Nova com os dados climatológicos e proteína total no período chuvoso na região semi-árida do Nordeste. Foram utilizados quatro animais da raça Morada Nova, submetidos a criação intensiva, onde o sêmen foi coletado semanalmente nos meses de maio e junho/2009. Observou-se que correlação positiva da proteína total com a concentração espermática (0,50), espermatozóides vivos (0,45) e espermatozóides defeituosos (0,35) e correlação negativa com espermatozóides mortos (0,45) e normais (0,50). Ao correlacionarmos os dados Climatológicos, observamos baixos valores em relação aos parâmetros espermáticos.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.