Avaliações clínicas em ovinos Morada Nova e sua relação com a época do ano na região Nordeste.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, N. M. M.; ELOY, A. M. X.; FURTADO, J. R.; VALLE, R. do V.; SOUZA, A. Z. B. de; SILVA, N. M.

Resumo: Em ambientes de temperaturas elevadas, nas quais a produção de calor excede a dissipação pelos animais, todas as fontes que geram calor endógeno são inibidas, principalmente o consumo de alimento e o metabolismo basal e energético, enquanto a temperatura corporal e a frequência respiratória aumentam. Devido a isso, o estudo relacionado à capacidade dos animais resistirem as condições adversas é importante para a produção. Logo, objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito dos períodos seco e chuvoso com as avaliações clínicas dos ovinos da raça Morada Nova, sob as condições do semiárido cearense. Foram utilizados quatro machos da raça Morada Nova onde foi realizada avaliação clínica, semanalmente, pela manhã, no período de outubro/2008 a junho/2009. Não foi observando diferença estatística (P>0,05) para frequência cardíaca e movimentos ruminais, sendo a frequência respiratória e temperatura retal, estatisticamente diferente (P<0,05), nos dois períodos.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.