Capeamento, incisão na base do ramo e uso do ácido indolbutírico na propagação vegetativa do guaranazeiro (Paullinia cupana Var. Sorbilis (Mart.) Ducke).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LABORDA, L. de P.; ALBERTINO, S. M. F.; SILVA, J. F. da; NASCIMENTO FILHO, F. J. do; MENEZES, D. S. de

Resumo: O guaraná se destaca como um dos produtos de alto potencial econômico e de grande significado social no meio rural amazônico. O guaranazeiro pode ser propagado por sementes e por estacas. A propagação por sementes tem o inconveniente de obter uma grande variabilidade de plantas no campo. A utilização da propagação vegetativa,propiciando a manutenção das características da planta-matriz, possibilita a produção de exemplares padronizados de alta qualidade. Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de propagação vegetativa do guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis(Mart.)Ducke) por meio das técnicas de capeamento e anelamento, além da aplicação do hormônio indutor de crescimento sobre o enraizamento de estacas. Os cultivares selecionados foram BRS CG882 e CMU 381 que apresentam alta produtividade e baixo nível de enraizamento. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em arranjo fatorial 2 x 2 x 2, correspondendo às duas técnicas aplicadas nos ramos, 2 cultivares de guaraná, e a aplicação ou ausência do hormônio, com 3 repetições e 10 estacas por unidade experimental. Após 60 dias da instalação dos tratamentos nas plantas matrizes os ramos foram cortados para a confecção das estacas no viveiro, onde permaneceram por 90 dias sob nebulização intermitente e 50% de irradiância. A aplicação de AIB (2.000 mg.kg-1)aumentou o número de estacas enraizadas. O percentual de estacas mortas não diferiu entre os três tratamentos na ausência de AIB, no entanto, quando se aplicou o hormônio houve redução desse percentual tanto para estacas de ramos capeados quanto para as de ramos anelados. O tratamento com capeamento dos ramos e aplicação de AIB foi o que apresentou maiores valores médios de número de raízes (21,81); comprimento das raízes(6,86 cm) e peso da matéria seca das raízes (4,20 g planta-1).

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.