Otimização de método para determinação de Fe e Zn em arroz obtido por melhoramento genético para fins de biofortificação.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, B. R. de; SOUZA, D. M. de; BRAGA, L. E.; NÓBREGA, L. N. N.; NEVES, P. C.; BASSINELLO, P. Z.

Resumo: Na Embrapa Arroz e Feijão, o projeto em rede de biofortificação do arroz para os minerais Fe e Zn tem sido desenvolvido visando o aumento desses nutrientes nos grãos de arroz, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade nutricional desse alimento para as populações. Como micronutrientes, os minerais Fe e Zn apresentam-se em baixa concentração no grão polido, requerendo técnicas analíticas adequadas para a sua quantificação, respeitando a curva de detecção limite do equipamento. Analisando-se as metodologias mais usuais disponíveis para determinação destes minerais em tecido vegetal, verificou-se a necessidade de otimização, já que os métodos testados apresentaram baixa precisão, exatidão e confiabilidade nos resultados gerados.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.