Dinâmica de cheias no Pantanal do rio Paraguai de 1900 a 2009.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BERGIER, I.; RESENDE, E. K. de

Resumo: Dados de precipitação média (ONDJFM) na Bacia do Alto Paraguai e do nível máximo anual do rio Paraguai em Ladário-MS mostram que a chuva é linearmente responsável por apenas 40% da variabilidade decadal (inter-anual) das cheias ao longo de 1926-2006. A variabilidade decadal do nível máximo do rio nos últimos 109 anos é marcadamente distinguível entre 1900-1962 (elevada oscilação cheia-seca), 1963-1974 (baixa oscilação com regime predominantemente seco) e 1974-2009 (baixa oscilação com regime predominantemente úmido). É possível identificar uma relação entre a magnitude do pulso anual de inundação com a temperatura superficial global do mar (TSM) e outros processos de circulação atmosférica, como a Oscilação do Atlântico Norte (NAO). A análise dos dados sugere haver não-linearidades envolvidas na dinâmica oceano-atmosfera, que conferem um padrão irregular no ritmo decadal de cheias no Pantanal, limitado a um dipolo revelado por análise em espaço de fase.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.