Núcleo de melhoramento genético participativo de ovinos da raça Morada Nova.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FACO, O.; PAIVA, S. R.; LOBO, R. N. B.; VILLELA, L. C. V.; MELO NETO, F. V. O.; IANELLA, P.; CAETANO, A. R.; McMANUS, C. P.

Resumo: A raça Morada Nova é uma das mais importantes raças naturalizadas de ovinos do Nordeste do Brasil. Para enfrentar a ameaçada de extinção/descaracterização, a EMBRAPA e parceiros, com apoio financeiro do Banco do Nordeste do Brasil, iniciou em 2007 a organização do núcleo. As ações primordiais consistem na definição participativa dos objetivos e critérios de seleção, escrituração zootécnica, controle de genealogia e formação de banco de dados produtivos e reprodutivos, permitindo estimativas de parâmetros genéticos e de predição dos valores genéticos com adequada acurácia. O núcleo é constituído por 11 rebanhos, com um total 437 matrizes e 45 reprodutores. As médias observadas para peso ao nascer, peso à desmama, peso ao parto, intervalo de partos, dias para o parto, peso total de crias ao nascimento, peso total de crias ao desmame e prolificidade foram de 2,22 kg, 12,13 kg, 31,24 kg, 267 dias, 172 dias, 3,24 kg, 15,33 kg e 1,45 crias por parto, respectivamente. Testes de desempenho centralizados estão sendo conduzidos para identificar de reprodutores jovens que estão sendo utilizados como integradores dos rebanhos, promovendo uma adequada conexão para permitir a realização de avaliações genéticas válidas para todos os rebanhos e orientação dos processos seletivos e de acasalamentos. Até o presente foram executados três testes de desempenho com a participação de 87 cordeiros com idade variando de quatro a seis meses. As médias de ganho em peso diário nos testes variaram de 159 a 168 gramas/dia, verificando-se cordeiros com ganho em peso desde 100 até 234 gramas/dia. Um banco de sêmen foi criado, contendo hoje um total de 1.038 doses, como forma de manter a variabilidade genética ora existente. Também têm sido utilizados dados de marcadores moleculares para a avaliação e monitoramente da variabilidade genética. Verificou-se que a existência de variabilidade passível de seleção para resistência ao Scrapie.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.