Avaliação agronômica de gramíneas forrageiras com potencial de uso em sistemas de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta na região central do Estado de Rondônia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TOWNSEND, C. R.; COSTA, N. de L.; PEREIRA, R. G. de A.

Resumo: Em Rondônia as pastagens são o principal suporte alimentar do rebanho bovino, mas apresentam marcada estacionalidade na produção, com déficit quantitativo e qualitativo na estação seca, e há extensa área de pastagens degradadas a ser reincorporada ao processo produtivo. O cultivo de gramíneas forrageiras como sorgo forrageiro, milheto, milho e teosinto surge como alternativa de suplementação alimentar neste período, podendo suceder culturas tradicionais (arroz, soja, feijão e milho), maximizando o uso dos fatores de produção, compondo sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária- Floresta. Neste contexto foi conduzido ensaio em Presidente Médici- RO, em blocos casualizados com três repetições, onde se avaliou 18 cultivares (cvs.) de sorgo forrageiro, milho, milheto e teosinto. As plantas atingiram altura média de 199 cm, com a cv. P 8118 apresentando o menor porte e a P 54037 o maior. Em média as plantas compunham-se de 67% de colmos, com a cv DK 57 tendo a menor e o teosinto a maior participação. Os teores de MS antiveram-se próximos a 30%, exceto nas cvs P 54037 e CEXP 9702 com baixos níveis, enquanto que o milho e milheto apresentaram elevados teores de MS, devido colheita tardia. A cv AG 2002 propiciou maiores acúmulos de forragem em relação às cvs C 51, P 54037, AG 2005, CEXP 9702, MASSA 03, DK 57, ACA 726 e P 8118 e ao teosinto, não diferindo das demais cvs de sorgo, do milheto e do milho. As cvs mais promissoras foram AG 2002, BR 601 e AGX 202.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.