Caracterização do efeito alelopático do óleo essencial de Piper hispidinervium C. DC. sobre Mimosa pudica e Senna obtusifolia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA FILHO, A. P. da S.; CUNHA, R. L.; ZOGHBI, M. das G. B.; VASCONCELOS, M. A. M. de; ALVES, S. de M.; FIGUEIREDO, F. J. C.

Resumo: Este trabalho teve por objetivo caracterizar a atividade potencialmente alelopática de óleo essencial de pimenta-longa (Piper hispidinervium C. DC.). O óleo essencial foi obtido e preparado em concentrações de 0,25%, 0,5% e 1,0%, tendo como eluente o éter etílico, e avaliado sobre a germinação de sementes, desenvolvimento da radícula e do hipocótilo, de plantas daninhas que infestam área de pastagens cultivadas, como malícia (Mimosa pudica) e mata-pasto (Senna obtusifolia). A germinação das sementes foi o fator mais intensamente inibido pelo óleo. As intensidades das inibições estiveram positivamente associadas à concentração, com inibições máximas verificadas a 1,0%. Malícia foi a espécie receptora mais sensível aos efeitos do óleo. O óleo essencial da pimenta-longa foi eficiente para inibir a germinação e o desenvolvimento das duas plantas receptoras, notadamente em relação à germinação de sementes.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.