Degradação ambiental da Bacia do São Francisco na região Semiárida por ações antrópicas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALVAREZ, I. A.; OLIVEIRA, A. R. de; PEREIRA, M. C. R.

Resumo: O Rio São Francisco possui quatro regiões fisiográficas: alto (da nascente até a região de Pirapora, em Minas Gerais, médio (de Pirapora até Remanso, na Bahia), submédio (de Remanso até Paulo Afonso, na Bahia) e baixo São Francisco (de Paulo Afonso até a foz em Alagoas e Sergipe). O submédio São Francisco (Figura 2), área de abrangência desta abordagem, abrange áreas dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, estendendo-se da Barragem de Sobradinho, Bahia, até Belo Monte, em Alagoas, com 117.351 km2 , ou 18,4% da área da bacia, tendo 568 km de extensão do rio principal e com uma população de cerca de 2,48 milhões de habitantes. Inclui as sub-bacias dos rios Pontal, Garças, Brígida, Terra Nova, Pajeú e Moxotó (margem esquerda) e Salitre, Poço, Curaçá, Vargem Grande e Macururé (margem direita) (BRASIL, 2006). A vasta área do Submédio São Francisco dificulta a administração para o desenvolvimento regional. Para facilitar as articulações das ações a serem realizadas regionalmente, foi criada a Rede de Desenvolvimento Integrado do Polo Petrolina, PE e Juazeiro, BA (RIDE Petrolina/Juazeiro).

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.