Morphometric patterns and preferential uses of Capsicum peppers in the State of Roraima, Brazilian Amazonia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BARBOSA, R. I.; OLIVEIRA JUNIOR, M. C. M. de; LUZ, F. J. de F.

Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar distinções no padrão morfológico de frutos de pimentas do gênero Capsicum spp. (Solanaceae) utilizados por grupos tradicionais indígenas (vivendo em aldeias) e não-indígenas (derivado da migração/colonização, contendo ou não miscigenação, situados fora de áreas indígenas), em Roraima, norte da Amazônia brasileira. Para tanto foi utilizado um banco de dados com 182 subamostras de Capsicum spp. coletadas em 39 localidades daquele estado (14 indígenas e 25 não-indígenas). As localidades foram caracterizadas também por tipos fitofisionômicos predominantes (savana ou floresta) e por zona domiciliar do usuário (rural ou urbana). Os resultados indicaram haver diferenças morfológicas nos frutos de pimenta relacionadas tanto a fitofisionomia, quanto a zona domiciliar da área de coleta, mas não a origem étnica do grupo. Isto indica que as diferenças estão relacionadas mais a fatores inerentes aos tratos culturais, fortemente influenciados pelo ambiente, que à preferência do usuário. Os morfotipos com frutos de menor peso e alta pungêngia das espécies C. chinense e C. frutescens, independente da cor, foram os preferidos dos usuários indígenas e não-indígenas para produção de molhos e jiquitaia (pó de pimenta). A 'aderência cultural' é sugerida para explicar o uso preferencial comum de pimentas entre os agrupamentos étnicos analisados em Roraima.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.