Evolução e interação entre a produção e o preço das frutas no Estado do Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FALESI, L. A.; SANTANA, A. C. de; HOMMA, A. K. O.; GOMES, S. C.

Resumo: As frutas apresentaram consistente superávit, em 2005, de R$ 32,52 milhões, no comércio interestadual do Pará. A produção se estabilizou no patamar de 1,4 milhões de toneladas e os preços em R$ 160,00 por tonelada, entre 2000 e 2005. O objetivo do trabalho foi analisar o comportamento das quantidades e dos preços das frutas paraenses, no período de 1985 a 2005. Utilizaram-se o método da taxa de crescimento, a construção de índices de preços e de quantidades e análise de regressão para determinar o crescimento, a evolução e a interação causal entre quantidade e preço. Os resultados mostraram que a produção de frutas cresceu até 1995, depois apresentou tendência de queda até 2000 e, a partir deste ponto, se estabilizou. Os preços apresentaram tendência de queda no período. As frutas extrativas apresentaram baixo coeficiente de elasticidade-preço (0,114), caracterizando a oferta como fortemente inelástica a preço. Conclui-se que a receita bruta das frutas extrativas é fortemente sensível às variações da produção.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Palavras-chave: Amazonia, Frutas

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.