Potencial climático da região semiárida do Piauí para a produção de uvas destinadas à elaboração de vinhos finos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ANDRADE JUNIOR, A. S. de; TONIETTO, J.; BASTOS, E. A.; CONCEICAO, M. A. F.

Resumo: No Piauí, apesar de a videira européia (Vitis vinifera l.) não ser cultivada tradicionalmente, existem evidências de que o Estado apresenta grande potencial para a produção dessa cultura. Levantamentos feitos em alguns municípios produtores demonstraram que os rendimentos encontrados são compatíveis com os das regiões tradicionalmente produtoras do País. Embora apenas seis municípios estejam relacionados, atualmente, como produtores de uvas no Piauí, com o presente estudo ficou demonstrado que 78 municípios piauienses, graças aos tipos climáticos semiárido e subúmido seco, são bastante apropriados para o cultivo de uva irrigada. Tal propensão se justifica sobretudo porque, nesse ambiente, são minimizados os riscos de problemas fitossanitários, com reflexos diretos sobre a qualidade da produção. Este documento tem como objetivo definir o potencial climático da região semiárida do Piauí, identificando os municípios propícios ao cultivo de uvas destinadas a produção de vinhos finos.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.