Cultivo do feijão-caupi no Amazonas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, M. C. N.

Resumo: o feijão, além de ser um dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros, tem grande importância socioeconômica no País. Nas regiões Norte e Nordeste, as condições do clima e do solo não são favoráveis ao cultivo do feijoeiro comum, por isso o feijão-caupi é o mais cultivado, por ser mais resistente ao calor e à escassez de água. No Estado do Amazonas, as culturas anuais podem ser cultivadas em terra firme ou em várzea. Em terra firme, predomina o sistema conhecido como "plantio no toco", ou seja, quando matas e capoeiras são derrubadas e queimadas e as cinzas são utilizadas no cultivo. Nesse sistema, os resíduos férteis deixados pela vegetação de matas e capoeiras logo se esgotam, já que os solos, em sua grande maioria, são ácidos e pobres. Portanto, depois de um ou dois cultivos na mesma área, há o esgotamento do solo e, se não for empregada alguma tecnologia para melhorá-lo, ele se torna impróprio para novos cultivos. Quando isso acontece, os agricultores procuram novas áreas de mata, derrubam e queimam a vegetação para iniciar o plantio, aumentando, dessa maneira, o desmatamento.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.