Biocarvão: as terras pretas de índios e o sequestro de carbono.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MANGRICH, A. S.; MAIA, C. M. B. de F.; NOVOTNY, E. H.

Resumo: Cientistas do mundo inteiro pesquisam bons processos que permitam armazenar – no jargão técnico, ‘sequestrar’ – carbono no solo, para evitar que esse elemento seja liberado na atmosfera e colabore para o aquecimento global. A presença de matéria orgânica no solo, além de reter carbono com eficácia, é essencial para aumentar sua fertilidade. Isso é tão importante e tão antigo que alguns supõem que a palavra ‘química’ tenha origem nos termos keme ou khem, que significa ‘preto’ ou ‘terra preta’ em egípcio antigo – uma referência aos solos ricos das margens do rio Nilo, formados pela matéria orgânica trazida das florestas africanas por enchentes periódicas. Na Amazônia, em áreas de antigas ocupações indígenas, também existem ‘terras pretas’, de grande fertilidade e alta capacidade de reter carbono. As características singulares desses solos atraíram a atenção dos cientistas, que buscam entender como surgiram e procuram desenvolver materiais, como o ‘biocarvão’, que tenham as mesmas propriedades e possam ser aplicados em outros locais, permitindo uma agricultura mais produtiva e mais orgânica e ajudando a combater as mudanças climáticas atuais.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.