Polinômios para modelar a trajetória de crescimento de tourinhos em provas de ganho em peso.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SCALEZ, D. C. B.; FRAGOMENI, B. de O.; COSTA, P. S. T. da; PASSAFARO, T. L.; TORAL, F. L. B.; ALENCAR, M. M. de

Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar o tipo de polinômio e a ordem de ajuste mais adequados para modelagem da trajetória média de crescimento de tourinhos Nelore, MA (21/32 Charolês + 11/32 Nelore) e Canchim em provas de ganho em peso. As trajetórias médias de crescimento foram ajustadas por meio de polinômios ordinários e de Legendre (linear até quíntico) e Bsplines quadráticos (com dois até seis intervalos regulares). Nas comparações envolvendo apenas os modelos com os mesmos números de parâmetros, os B-splines promoveram os melhores ajustes. O modelo com polinômio B-spline com seis intervalos foi considerado como o melhor para as raças Canchim e MA. Para a raça Nelore, o B-spline com quatro intervalos foi o modelo com melhor ajuste de acordo com o Critério de Informação de Akaike Consistente.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.