Avaliação do efeito da temperatura de armazenamento na composição físico-química e sensorial de jaca dura minimamente processada.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GODOY, R. C. B. de

Resumo: O processamento mínimo de frutas e hortaliças vem ganhando cada vez mais importância no mercado consumidor por apresentar produtos com grande conveniência, alto valor nutritivo, excelente qualidade sensorial e com garantia de sanidade. A oferta de jaca minimamente processada é uma alternativa, devido à dificuldade operacional apresentada pelo fruto, por ser uma planta laticífera, o que restringe o seu manuseio e consumo. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar o efeito da temperatura de armazenamento (3 ºC e 6 ºC) na conservação da jaca dura minimamente processada, mediante análises físico-químicas e sensoriais. Os frutos processados diferiram em relação aos frutos in natura quanto ao pH, teor de sólidos solúveis totais, acidez total titulável e vitamina C, exceto com relação à umidade, cuja média foi de 72,3%. O produto minimamente processado teve qualidade sensorial similar à da fruta in natura, demonstrando potencial para ser aproveitado como produto conveniente.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.