Características hematológicas de bovinos (Bos taurus) sadios da raça Pantaneira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BORGES, A. C.; JULIANO, R. S.; BARINI, A. C.; LOBO, J. R.; ABREU, U. G. P. de; SERENO, J. R. B.; FIORAVANTI, M. C. S.

Resumo: O gado Pantaneiro é a raça brasileira local adaptada às condições extremas de temperatura, umidade e qualidade das pastagens naturais do Pantanal. Com o objetivo de conhecer seus aspectos fisiológicos, foi determinado o perfil hematológico utilizando indivíduos clinicamente sadios. Para isso foram examinadas 293 amostras de sangue colhidas em duas propriedades, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Estes animais foram divididos, de acordo com a faixa etária, em cinco grupos: G1, G2, G3, G4 e G5. Estudou-se o eritrograma e o leucograma, submetendo os resultados à estatística descritiva e comparativa para determinação da relação com a idade e sexo.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Pantanal

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.