Variabilidade genética após nove ciclos de seleção recorrente para resistência a mancha angular.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, D. C.; REZENDE, B. A.; ABREU, A. de F. B.; RAMALHO, M. A. P.

Resumo: O presente trabalho teve por objetivo verificar se ainda há variabilidade genética entre as progênies de feijoeiro de um programa de seleção recorrente visando ao aumento da resistência à Pseudocercospora griseola, agente causal da mancha angular, após nove ciclos seletivos. Para isso foi feita uma avaliação das progênies S3:4 do ciclo IX quanto à severidade da doença (notas de 1 a 9). A herdabilidade encontrada foi de 52,42% e o ganho esperado com a seleção de 10% das melhores progênies foi de -0,8345. Esses resultados evidenciam a presença de variabilidade entre as progênies e a possibilidade de progressos futuros com a continuidade desse programa.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.